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O professor de história Sebastião Ricardo Machado Meir, da Escola Líber, em Caratinga, foi um dos seis vencedores do “Concurso Procura-se Professor-Autor”, promovido pelo projeto CurtaENEM. Sua abordagem inovadora com o uso do audiovisual transformou o aprendizado dos alunos do Ensino Médio e rendeu reconhecimento nacional, reforçando a importância da educação como agente de transformação social.
Realizado pelo CurtaEducação e patrocinado pela Claro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto CurtaENEM oferece uma plataforma digital gratuita que utiliza filmes e séries premiados para enriquecer o conhecimento dos alunos, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os conteúdos são organizados por áreas de conhecimento, disciplinas e temas relevantes do Enem, incentivando um aprendizado dinâmico e reflexivo.
Para participar do concurso, os professores precisavam relatar como utilizaram os filmes em suas aulas. Sebastião escolheu o filme “Patrimônio Cultural”, da área de Ciências Humanas, que é parte da série “Cidades Possíveis”. Ele apresentou o relato intitulado “Entre o passado e o presente: a importância do patrimônio cultural”.
“Assistir ao documentário serviu para inspirar um compromisso pessoal e coletivo dos alunos com a preservação do que faz parte de nossa memória e identidade, garantindo que as referências evidenciadas nos patrimônios da cidade permaneçam vivas e significativas para as gerações futuras”, diz um trecho do relato.
O objetivo foi levar os alunos a compreenderem o patrimônio cultural como um elo vivo entre o passado e o presente de Caratinga, promovendo a conscientização sobre a necessidade de preservá-lo para que a história da cidade e de seus habitantes continue a ser contada.
Os alunos participaram de uma sequência de atividades: pesquisa sobre os patrimônios culturais caratinguenses; visita guiada em Caratinga; trabalho de campo em Ouro Preto, cidade referência em patrimônio histórico do Brasil; produção de vídeos para conscientizar a comunidade local; e sugestões de ações para fortalecer o senso de pertencimento e valorizar os bens culturais da cidade.
“Foi uma felicidade enorme receber esse prêmio, fruto de um projeto que eu já desenvolvo há muitos anos. Ter o meu relato premiado me motiva ainda mais a trabalhar da forma que acredito, levando a educação para fora das paredes da sala de aula. A surpresa foi ainda maior por ter sido escolhido entre mais de 900 professores de todo o Brasil”, destacou Sebastião.
A abordagem foi amplamente elogiada pelos alunos, que participaram ativamente das atividades. “Foi um privilégio enorme porque o ensino que tanto o Sebastião quanto nós acreditamos vai muito além das quatro paredes da sala. Essa oportunidade de fazer trabalhos de campo é fundamental para o nosso aprendizado e nos ajuda nas provas do Enem”, afirmou a aluna Tatiane Emerick Soares.
“Foi uma experiência incrível porque para entendermos nosso presente é fundamental entender nosso passado. Ver isso além dos livros e das quatro paredes da escola torna o aprendizado muito mais significativo”, comentou Natália Murta. Já Ana Clara destacou a importância de valorizar a história local: “Percebemos que, geralmente, as pessoas desvalorizam a história de Caratinga. Com esse trabalho, passamos a dar mais valor ao que é nosso. ”
O relato de Sebastião foi avaliado com base em critérios como objetivo do uso do filme, sequência de atividades didáticas e os resultados da experiência, incluindo o feedback dos alunos. A iniciativa é um exemplo do impacto do uso do audiovisual como recurso didático, ampliando a interação entre educadores e estudantes, e unindo arte, cultura e educação em prol de um ensino inovador.
“Sempre procuro pensar nas minhas aulas fora daquele tradicionalismo. Hoje precisamos desenvolver várias competências e habilidades dos nossos alunos e para isso, temos que sair da ‘caixinha’. Quanto mais possibilidades você mostrar para o aluno, melhor é o processo de ensino e aprendizagem. Minha maior experiência no projeto CurtaENEM foi vivenciar práticas de ensino semelhantes às que acredito”.
Com a premiação, Sebastião não apenas eleva o nome da Escola Líber, mas também inspira outros educadores a repensarem suas práticas. “Muitas vezes, os estudantes têm o potencial e a vontade, mas carecem de motivação ou engajamento com determinado conteúdo ou causa. Inspirar outros educadores é, ao mesmo tempo, um motivo para continuar e uma grande responsabilidade. Saber que meu trabalho inspira reforça meu compromisso de seguir dando o melhor de mim”.
Sua conquista mostra que a educação vai além do conteúdo programático, conectando os alunos ao mundo ao seu redor e despertando o desejo de transformar a realidade local. “Sou fruto da transformação que a educação pode proporcionar. Acredito ser uma prova viva de que essa mudança é possível. Não há nada mais poderoso para transformar vidas do que a educação. Venho de uma família simples e humilde, filho de pais que não concluíram a educação básica nem cursaram o ensino superior. Fui o primeiro da minha família a ter a oportunidade de ingressar na universidade, e escolhi ser professor justamente por isso: para contribuir com a transformação da vida das pessoas por meio da educação.”
Sebastião aconselha professores e estudantes a superarem os desafios na educação. “Para os professores, sugiro adotar metodologias que tornem as aulas mais atrativas, buscar novas estratégias para trabalhar determinados conteúdos, pois isso faz com que os alunos se sintam mais interessados e engajados, além de investir em uma formação continuada. Aos estudantes, aconselho acreditar no próprio potencial, não ter medo de errar, desenvolver uma rotina de estudos leve e tranquila, e buscar outras estratégias de aprendizagem”.
O professor de história Sebastião Ricardo Machado Meir, da Escola Líber, em Caratinga, foi um dos seis vencedores do “Concurso Procura-se Professor-Autor”, promovido pelo projeto CurtaENEM. Sua abordagem inovadora com o uso do audiovisual transformou o aprendizado dos alunos do Ensino Médio e rendeu reconhecimento nacional, reforçando a importância da educação como agente de transformação social.
Realizado pelo CurtaEducação e patrocinado pela Claro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto CurtaENEM oferece uma plataforma digital gratuita que utiliza filmes e séries premiados para enriquecer o conhecimento dos alunos, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os conteúdos são organizados por áreas de conhecimento, disciplinas e temas relevantes do Enem, incentivando um aprendizado dinâmico e reflexivo.
Para participar do concurso, os professores precisavam relatar como utilizaram os filmes em suas aulas. Sebastião escolheu o filme “Patrimônio Cultural”, da área de Ciências Humanas, que é parte da série “Cidades Possíveis”. Ele apresentou o relato intitulado “Entre o passado e o presente: a importância do patrimônio cultural”.
“Assistir ao documentário serviu para inspirar um compromisso pessoal e coletivo dos alunos com a preservação do que faz parte de nossa memória e identidade, garantindo que as referências evidenciadas nos patrimônios da cidade permaneçam vivas e significativas para as gerações futuras”, diz um trecho do relato.
O objetivo foi levar os alunos a compreenderem o patrimônio cultural como um elo vivo entre o passado e o presente de Caratinga, promovendo a conscientização sobre a necessidade de preservá-lo para que a história da cidade e de seus habitantes continue a ser contada.
Os alunos participaram de uma sequência de atividades: pesquisa sobre os patrimônios culturais caratinguenses; visita guiada em Caratinga; trabalho de campo em Ouro Preto, cidade referência em patrimônio histórico do Brasil; produção de vídeos para conscientizar a comunidade local; e sugestões de ações para fortalecer o senso de pertencimento e valorizar os bens culturais da cidade.
“Foi uma felicidade enorme receber esse prêmio, fruto de um projeto que eu já desenvolvo há muitos anos. Ter o meu relato premiado me motiva ainda mais a trabalhar da forma que acredito, levando a educação para fora das paredes da sala de aula. A surpresa foi ainda maior por ter sido escolhido entre mais de 900 professores de todo o Brasil”, destacou Sebastião.
A abordagem foi amplamente elogiada pelos alunos, que participaram ativamente das atividades. “Foi um privilégio enorme porque o ensino que tanto o Sebastião quanto nós acreditamos vai muito além das quatro paredes da sala. Essa oportunidade de fazer trabalhos de campo é fundamental para o nosso aprendizado e nos ajuda nas provas do Enem”, afirmou a aluna Tatiane Emerick Soares.
“Foi uma experiência incrível porque para entendermos nosso presente é fundamental entender nosso passado. Ver isso além dos livros e das quatro paredes da escola torna o aprendizado muito mais significativo”, comentou Natália Murta. Já Ana Clara destacou a importância de valorizar a história local: “Percebemos que, geralmente, as pessoas desvalorizam a história de Caratinga. Com esse trabalho, passamos a dar mais valor ao que é nosso. ”
O relato de Sebastião foi avaliado com base em critérios como objetivo do uso do filme, sequência de atividades didáticas e os resultados da experiência, incluindo o feedback dos alunos. A iniciativa é um exemplo do impacto do uso do audiovisual como recurso didático, ampliando a interação entre educadores e estudantes, e unindo arte, cultura e educação em prol de um ensino inovador.
“Sempre procuro pensar nas minhas aulas fora daquele tradicionalismo. Hoje precisamos desenvolver várias competências e habilidades dos nossos alunos e para isso, temos que sair da ‘caixinha’. Quanto mais possibilidades você mostrar para o aluno, melhor é o processo de ensino e aprendizagem. Minha maior experiência no projeto CurtaENEM foi vivenciar práticas de ensino semelhantes às que acredito”.
Com a premiação, Sebastião não apenas eleva o nome da Escola Líber, mas também inspira outros educadores a repensarem suas práticas. “Muitas vezes, os estudantes têm o potencial e a vontade, mas carecem de motivação ou engajamento com determinado conteúdo ou causa. Inspirar outros educadores é, ao mesmo tempo, um motivo para continuar e uma grande responsabilidade. Saber que meu trabalho inspira reforça meu compromisso de seguir dando o melhor de mim”.
Sua conquista mostra que a educação vai além do conteúdo programático, conectando os alunos ao mundo ao seu redor e despertando o desejo de transformar a realidade local. “Sou fruto da transformação que a educação pode proporcionar. Acredito ser uma prova viva de que essa mudança é possível. Não há nada mais poderoso para transformar vidas do que a educação. Venho de uma família simples e humilde, filho de pais que não concluíram a educação básica nem cursaram o ensino superior. Fui o primeiro da minha família a ter a oportunidade de ingressar na universidade, e escolhi ser professor justamente por isso: para contribuir com a transformação da vida das pessoas por meio da educação.”
Sebastião aconselha professores e estudantes a superarem os desafios na educação. “Para os professores, sugiro adotar metodologias que tornem as aulas mais atrativas, buscar novas estratégias para trabalhar determinados conteúdos, pois isso faz com que os alunos se sintam mais interessados e engajados, além de investir em uma formação continuada. Aos estudantes, aconselho acreditar no próprio potencial, não ter medo de errar, desenvolver uma rotina de estudos leve e tranquila, e buscar outras estratégias de aprendizagem”.